segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Trapézio


Originalmente chamado de Cadilac, esse aparelho tem como principal função trabalhar a cintura escapular (da cintura para cima). Há também exercícios de perna, mas isso não é seu foco. A maior parte de suas atividades age em função do abdominal superior (barriga), dos abdominais oblíquos (cintura), dos braços e da mobilização da coluna.

As principais técnicas utilizadas (dentre as aprendidas na primeira aula) são a da depressão da escápula (manter os ombros afastados das orelhas) e a da contração isométrica abdominal (manter o abdômen rígido, forçando-o para dentro).
O trapézio dispõe de oito molas principais que são enganchadas numa barra de ferro onde o praticante posicionará suas mãos ou pés, a fim de puxar tal barra para si ou empurrá-la, exercendo, assim, pressão contra as molas. Essas molas são combinadas entre si para proporcionar menor ou maior resistência (no caso da técnica explicada acima) ou assistência, no caso de a barra ajudar o aluno a erguer seu corpo. Quanto mais intensa a força da mola, mais difíceis serão os exercícios de resistência e mais fáceis serão os de assistência. Há, ainda, duas molas secundárias destinadas aos acessórios adicionais do aparelho.

Nenhum comentário: