sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pilates vide bula


Apesar do pilates ser procurado por diversas pessoas simplesmente cansadas do ritmo frenético das academias, ele tem ganhado destaque também no tratamento de patologias como hiperlordose, artrose e hérnias em geral. Vale lembrar que a técnica foi criada durante a I Guerra Mundial com o intuito de ajudar pacientes feridos a recuperar a força e a resistência dos músculos mesmo estando no ambiente hospitalar.

Mariane Korndörfer, tem 67 anos e pratica a modalidade há 4 por causa de hérnia de disco, desgaste de vértebras, discopatia degenerativa e nervos acavalados. Ela conta que apesar dos exercícios a cirurgia foi inevitável, mas que voltou ao pilates meio ano após realizá-la. “Os exercícios foram determinantes para a minha recuperação e continuo praticando como forma de manutenção”, afirma Mariane.
Segundo a professora de pilates, Nara Cassel, diversas pessoas passam por procedimentos cirúrgicos semelhantes ao de Mariane e voltam a ter dores por não realizarem essa manutenção. “Pacientes sedentários acabam ganhando peso e intensificam ainda mais o problema”, alerta ela.

Ana Cristina Rodrigues, 49, iniciou-se no pilates há 8 anos também em decorrência da hérnia, porém, na lombar. “Consultei vários me garantiram que teria de fazer cirurgia”, conta ela. Ana não fez a cirurgia, não usa mais remédios e garante que não sente mais dores. “Com o pilates eu aprendi a trabalhar meus limites”, conta.

Dorit Shüler, 74, começou a praticar pilates há dois anos em função de artrose nos joelhos. Segundo ela, os exercícios não podem curar a doença, mas ajudam a conviver com ela. “Meu médico quer me operar, colocar um joelho novo em mim, mas eu não quero. Tenho artrose há cinco anos e o pilates diminuiu muito as minhas dores”, conta.

Emília Vargas, 20, tem hiperlordose lombar e começou a fazer pilates com apenas 14 anos. “A mudança na minha postura aconteceu poucos meses depois que comecei a praticar os exercícios e as pessoas comentavam a minha melhoria. Antes minha coluna era muito curvada”, conta. Mas a mudança não foi apenas visível por fora, suas dores nas costas também diminuíram bastante. “Antes eu fazia RPG (Reeducação Postural Global), mas os exercícios são enfadonhos demais. O pilates é dois em um: trata a minha coluna deixa o corpo todo mais firme e bonito”, comemora.

Nenhum comentário: