sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Primeira aula


Segundo a professora Nara Cassel da Academia Physio Pilates na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, todo aluno pode aventurar-se em qualquer aparelho disponível. “A diferença está na seqüencia de exercícios. Conforme as necessidades e as limitações de cada pessoa, vamos selecionar as atividades ideais”, esclarece.

Nara explica que a primeira aula é destinada a exercícios no chão, o pilates solo ou pilates mat (colchão). É ali que o aluno vai aprender as técnicas da modalidade, que se dividem em dois tópicos:
• Respiração: ela é diafragmática intercostal, ou seja, é preciso sentir as costelas abrindo-se para os lados na medida em que o ar entra nos pulmões.
• Postura (são várias as regrinhas): depressão da escápula, isto é, manter os ombros afastados das orelhas; contração do abdômen, a famosa encolhida de barriga; contração dos glúteos; crescimento do eixo axial, significa manter a coluna ereta; e a estabilização da coluna, ou seja, ao deitar-se, não “colar” as costas no chão, mantendo aquela curvinha natural da coluna.

Os exercícios feitos no chão utilizam muito a chamada força isométrica, que é a força sem movimento e sem resistência, onde a pessoa deve controlar e contrair o próprio músculo sem que haja nenhuma “força contrária” ao músculo (resistência).
Existem dois equipamentos no pilates que também vão trabalhar a força isométrica: a Bola e o Barril. Esses exercícios são fundamentais, pois dão consciência sobre o autocontrole dos músculos do corpo.

Nenhum comentário: