sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Prazer em cuidar do corpo e da mente


Capa da revista Nova do mês de novembro, a atriz Débora Secco revela: “Estou praticando pilates quatro vezes por semana, antes eu já era magra, mas agora estou toda durinha”. Nem todos os mortais têm tanto tempo de sobra, mas se dedicar ao pilates duas vezes semanalmente já garante bons resultados para quem procura cuidar do corpo e da saúde.

Martina Meurer tem 46 anos e pratica pilates há 13. Ela também se dedica ao vôlei e ao tênis. Para ela, os exercícios ajudam tanto no dia-a-dia quanto no desempenho para os jogos: “Sou professora e estou sempre debruçada sobre as classes, cuidar a postura é fundamental e nos outros esportes isso não é trabalhado.” Além disso, ela conta que o pilates ajuda no alongamento do corpo, o que é fundamental para prevenir lesões em qualquer prática esportiva.

Juliana de Souza, de 51 anos, encontra no pilates uma forma de conservar a saúde e o bem estar. Ela é adepta do exercício há 12 anos, sem jamais ter parado, e conta que também fazia yoga, mas interrompeu a prática após 10 anos de aulas. “Cheguei numa etapa do yoga que se resumia a uma série de malabarismos. O pilates conjuga alguns princípios do yoga, como a respiração e a postura, porém trabalhando mais o físico.” Para ela, o pilates tonifica os músculos, dá mais disposição para a realização das tarefas diárias e também trabalha a consciência corporal.

Rosane Gonçalves, de 46 anos, concorda com a colega Juliana: “Uso fora da academia o que aprendo no pilates sobre respiração e postura. Meu modo de carregar sacolas no supermercado, por exemplo, mudou.” Ela pratica a modalidade há 8 anos e não pretende parar tão cedo. “Além de relaxarem, os exercícios tonificam os músculos visivelmente”, garante.

Nenhum comentário: